sábado, 11 de dezembro de 2010

Que música devo tocar?


Dicas para escolher as músicas adequadas para cada momento em um Evento


“Bendizei, povos, ao nosso Deus, e fazei ouvir a voz do seu louvor” Salmo 66,8




PERGUNTANDO AO ESPÍRITO SANTO
Escolher as canções que vamos usar nos grupos e celebrações eucarísticas é como escolher com que espada lutaremos. Não podemos ser negligentes com nosso ministério e escolher essa ou aquela música por que o povo gosta, sabe a letra, tem gestinho que o povo já conhece, está na moda. Não podem ser esses nossos critérios de escolha. Devemos parar e perguntar ao Espírito: “Que músicas o povo que vem aqui hoje precisa, Senhor, a começar de mim?”

O MOTIVO DO LOUVOR INICIAL
Já vi o mover de Deus se manifestar poderosamente no “aleluia, aleluia” de “A alegria está no coração” e já vi o Senhor não fazer nada também quando cantamos essa mesma música. O problema não está na canção, está em nós. Escolhemos, muitas vezes, a música que dá certo e não a que é certa. Não damos valor ao louvor inicial do grupo. Esquecemos que o Senhor é atraído pelo louvor. Não cantamos músicas animadas para o povo ficar feliz, ou se confraternizar, isso é fruto, conseqüência. O Louvor inicial de nossos encontros é para atrair o coração de Deus. Para que a alegria da Sua Presença se faça real em nossas vidas.

PROFUNDIDADE DAS LETRAS
Certa vez, em preparação para um carnaval, decidimos fazer um livrinho para os cantores do ministério com as letras das músicas que poderíamos usar no encontro que tocaríamos. Quando comecei a escrever as letras percebi que não prestava atenção nelas. Cantava no impulso, minha cabeça já as sabia, então quase não prestava atenção em quanta riqueza havia em cada uma delas. Uma canção muito antiga que me chamou a atenção foi “Senhor, me queima com a brasa do altar!”. Lembro que até rimos disso durante um tempo, sobre nossa desatenção. Essa música foi transformada pelo Espírito em mim, quando parei para ver que pedimos a mesma unção de purificação que Deus deu a Isaías: a brasa do altar que nos toca.

Esse é um exemplo de muitos. Precisamos dar atenção ao que cantamos, desde a primeira música até a ultima, por que não é a música em si que cura e toca, mas o que ela traz, a unção em sua letra e melodia precisam estar presentes e não estão quando não estamos conscientes do que estamos fazendo.

MINISTRAR A MÚSICA
Como estar consciente? Primeiro, perguntando ao Senhor quais canções devemos cantar. Segundo, perguntando ao Senhor que direção Ele quer com cada uma delas. O mover de Deus é sempre novo, sempre revela algo mais do que nos parece tão comum. Há uma canção no nosso Cd –Eu e Tu- que se chama “No louvor”. Quando compus esta canção minha visão foi da liberdade que podemos ter diante do Deus que rasgou o véu. A letra da canção fala: “ Posso cantar ao Deus da minha Salvação. Cantar em adoração. Cantar e deixar a Presença de Deus encher este lugar.” Sempre ministrei neste sentido, pois havia sido essa a direção que o Senhor tinha me dado. Mas um dia, em meu quarto, estava me sentindo acusada pelo inimigo de Deus, que me dizia: “Você não pode fazer nada! Você não pode mudar essa realidade que lhe angustia!”. Lembro que o Espírito me inspirou a colocar o cd pra ouvir e orar. Quando chegou nessa canção Ele me disse: “Você pode sim! Você cantar, dançar, pular, louvar, sorrir e deixar a Presença de Deus encher este lugar e transformar toda realidade! Enquanto você louva, Ele age!”. O refrão da canção é justamente isso: “ No louvor Ele age, Sua mão se levante em favor dos que estão em Sua Presença de coração!”. O Senhor me deu um outro direcionamento, que tenho usado em nossas ministrações, quando Ele inspira: somos vencedores quando louvamos a Deus! Nisso aprendi a parar sobre as canções e meditar sobre suas letras, pedindo ao Senhor que renove meu olhar sobre o que para mim se tornou comum. Ainda espero novos direcionamentos para esta mesma canção e sei que o Senhor dará.

CANÇÕES AMULETOS
É muito triste quando vemos algumas canções maravilhosas virarem amuletos, cartas certeiras para certo tipo de situações. “O povo não está demonstrando o que está sentindo? Toca “aquela” música, tenho certeza que todo mundo vai chorar!”. É ridícula a manipulação que tentamos fazer com a unção de Deus. Mas não dá certo. O Senhor quer nos dar profundidade e isso só conseguimos quando estamos no Senhor. Quando ouvimos as inspirações do Espírito e as seguimos, mesmo que não entendamos, mas a obediência traz o mover de Deus. Certa vez, já havíamos escolhido todas as canções que tocaríamos num encontro só para mulheres, fizemos um encadernado das cifras, arranjos vocais e tudo mais, mas na hora de uma pregação o Senhor nos inspirou uma outra canção, que não estava nos nossos planos, nem havíamos levado cifra dela. Lembro que a Isaura, uma de nossas cantoras, me disse: Se Deus mandou vamos cantar, vou sentar aí e tirar a cifra. E vimos a graça de Deus ser derramada. Pessoas que até aquele momento não se abriram ao Espírito, pela canção conseguiram abrir seus corações e experimentar o Amor de Deus.

MINISTRANDO SOB A VONTADE DE DEUS
Ele é o Médico, sabe o remédio certo para cada um de nós. Nós somos apenas os enfermeiros que recebem ordens e ministram o remédio. Precisamos estar atentos para que ministremos do jeito certo, o remédio certo. Se não, acabamos nos fazendo de médicos e dando ao nosso povo o remédio que nós, em nossa vã sabedoria, achamos ser o melhor. Estejamos atentos ao mover de Deus e ao novo olhar que Ele deseja nos dar.

Mais sobre Carol Carolo, acesse:

Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário